BLOG11

Na hora de escolher o complemento para o churrasco, a linguiça é sempre uma forte opção. Hoje nos supermercados e açougues temos várias opções, então preparamos um pequeno guia sobre os principais tipos de linguiça para vocês!

As linguiças variam, principalmente, em dois aspectos: carne utilizada e processo de preparação. A carne utilizada, junto com os temperos, define boa parte do sabor. Entre as opções disponíveis hoje temos: porco, gado, carneiro, frango e mista. Uma linguiça pura leva carne apenas de um animal, enquanto as mistas normalmente levam gado e porco.

Já o processo de preparação diz respeito à como ela chega ao consumidor: fresca, curada ou defumada. As frescas são as utilizadas nos churrascos: macias e obrigatoriamente precisam ser cozidas de alguma forma antes do consumo. As curadas são banhadas em uma mistura de sal, açúcar e salitre.

Por fim, as linguiças defumadas são bastante conhecidas no mercado brasileiro: salame, paio e calabresa são alguns tipos. Elas passam por um processo de cozimento por fumaça, ou defumação, o que impacta no sabor, deixando-as mais ricas e com sabor marcante.

Mas e na hora de escolher qual vai no churrasco? Além de dar preferência para as linguiças frescas, você deve considerar a carne utilizada e a preferência dos convidados. Conheça alguns tipos disponíveis:

TOSCANA

Campeã dos churrascos, a linguiça toscana é feita com 100% carne de porco, adicionada de temperos e condimentos. Na hora de comprar atente para a aparência geral do produto: a carne deve estar com uma coloração bastante natural, indo do rosado ao avermelhado, para garantir o frescor.

blog6

MISTA

A linguiça mista leva uma mistura de carne de porco e de gado. O sabor é mais suave que a toscana e a cor do produto é mais heterogênea: pontos de carne mais clara e mais escura bem marcados. Você pode encontrar essa linguiça no formato tradicional e no formato fininho, que assa mais rápido e, algumas vezes, tem adição de pimenta.

blog4

 FRANGO

Sabor suave e textura diferenciada, estas são as principais características da linguiça de frango. O produto in natura tem uma cor clara e está disponível em tamanho tradicional. Dica: faça pequenos furos nesta linguiça antes de assar, uma vez que ela possui muito liquido e, dependendo da marca, pode inchar durante o processo de cozimento.

blog5

PERNIL

Mais comum no formato fininho, com ou sem pimenta, a linguiça de pernil leva 100% carne de porco. O sabor é marcante e rico, ideal para um aperitivo diferente e de rápido preparo. A dica é dar uma chance para as versões com pimenta!

blog3

PURA

Linguiça feita com carne de apenas um tipo de animal, como a toscana e a de pernil. Em alguns açougues você pode encontrar variações artesanais, como a linguiça de carneiro, peixe e até mesmo peças especiais de porco. Caso você opte por uma destas linguiças diferenciadas, nossa sugestão é dar mais atenção à ela: sirva algumas de aperitivo mas torne-as parte do prato principal!

blog2

É isso, agora você está pronto para escolher a melhor linguiça para o seu churrasco! Você encontra a maior parte dos tipos em todos os açougues. Caso opte por uma versão artesanal, tenha certeza que a carne utilizada é de boa procedência e foi preparada de acordo, nunca adquira carnes e linguiças de açougues clandestinos ou de origem duvidosa! Bom churrasco!

 

Via Clube da Carne.