TOPO-BLOG

O churrasco é tradição em muitos finais de semana. Às vezes, temos a sensação de que ela não está como a de uma churrascaria e isso se deve a alguns fatos que vamos falar pra você agora mesmo! Confira:

1. Sempre compre carnes em um açougue de confiança. Por exemplo: uma picanha, dificilmente possui mais de 1,1kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.

shutterstock_513130279

2. Se puder, use sal grosso em pedras maiores para pedaços grandes de carne e sal grosso em pedacinhos menores, mas não exagere. Para ficar mais fácil você pode moer no liquidificador.
Dica: coloque um punhado de sal em um prato e acomode a carne, jogando mais um punhado de sal sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da brasa por uns quatro minutos. Antes de grelhá-la ou assa-la, elimine o excesso com as mãos.

shutterstock_492090259

 

3. Se possível, use uma churrasqueira de alvenaria, com lados, fundo e parte inferior fechados. Isso ajuda a armazenar o calor e produzir um churrasco de qualidade.

4. Se a carne ficar a 15cm da brasa, ela será selada ou grelhada. Essa é a altura ideal para peças menores. Para assar o recomendado é alturas de 40cm para pedaços médios e 60cm para pedaços grandes.

shutterstock_177208400

 

5. Quando os convidados começam a chegar, comece assando a costela suína, acomodando-a a 40cm da brasa e no fundo da grelha onde o calor é mais intenso. Esse é também é o momento de colocar a linguiça na mesma altura.

shutterstock_177208400

6. Vire a carne apenas uma vez. Quando o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte superior, inverta o lado com a ajuda do pegador. Evite de furar a peça.

shutterstock_398244817

 

7. Filé mignon é muito bom, mas para churrasco precisa de um cuidado especial. Esse tipo de carne é mais sensível e precisa de um calor forte. Coloque a mão a 15cm da brasa e tente contar até quatro. Essa é a intensidade recomendada para o corte.

shutterstock_373968586

8. Cortes altos não ficam bem passados. Para essa finalidade prefira cortes finos.

shutterstock_187627262

Lembre-se de que churrasqueira não é lixo. Por isso, nunca jogue restos de comida, palito de dente ou bituca de cigarro junto ao carvão.

 

Via: Comidas e Bebidas